Encontro Estadual das Escolas de Fé, Política e Cidadania de SP

Conforme anunciado, aconteceu neste último sábado, 06/07, em Guarulhos, das 8:30 às 13:00, o Encontro Estadual das Escolas de Cidadania e Fé e Política de São Paulo. Promovido pela REC/SP - Rede de Escolas de Cidadania de São Paulo, o evento tem como objetivos a troca de experiências e o planejamento das escolas para o segundo semestre, a partir da análise da atual conjuntura. Contou com a presença de diversas lideranças representantes das Escolas de Cidadania espalhadas pelo estado de São Paulo. Assim como, do Padre Paulo Adolfo representante do CEFEP - Centro de Fé e Política Dom Helder Camara, de Brasilia e representantes que vieram da Diocese de Ribeirão Preto, interessados em conhecer melhor o projeto de Escolas de Cidadania, porque planejam a possibilidade de formação de uma na Diocese.

 

A Rede de Escolas de Cidadania é um coletivo formado por diversos representantes de Escolas de Cidadania ou de Fé e Política do estado de São Paulo, não institucionalizado, supra-partidário e supra-religioso que tem por objetivos fomentar em todo o estado iniciativas de formação de grupos de debate sobre Cidadania, política, sociedade, bem comum, dar visibilidade ao trabalho das escolas já existentes, e ajudar no planejamento, assessorias e/ou qualquer necessidade que a escola apresentar.

A proposta da Rede de Escolas é utilizar o conceito de gestão horizontal, eliminando assim, a hierarquia. Funciona como um Conselho onde os participantes podem deliberar, representar e ser ouvido por todos/as.

REC 2019 07 29Apesar de a maioria das escolas terem sido formadas dentro dos espaços da Igreja Católica, e com o significativo apoio de Padres, a Rede de Escolas está aberta para acolher todas as iniciativas que atendam aos objetivos da mesma. Podemos verificar esta diversidade ao constatar a presença de escolas que foram formadas a partir de Forum Social do bairro, como é o caso da Escola de Cidadania Cidade Ademar e Pedreiras. A Rede também não se propõe a indicar metodologias, ou planos de ação para as escolas, se limita apenas a ajudar a desenvolver no formato que a escola escolher de acordo com as necessidades da região.

O próximo encontro estadual já está agendado para o dia 16/11, em Ribeirão Preto.

Caso tenha interesse em conhecer esse projeto de escolas, procure uma escola que seja próxima a sua casa ou trabalho, faça uma visita sem compromisso e venha participar.

"As nossas Escolas de Cidadania e Fé e Política, pela sua oportuna atualidade, num contexto de expectativas de novos dias, tem a oportunidade de desenvolver a compreensão desses novos tempos e seus desafios. Assim, elas vêm dando oportuna contribuição aos seus alunos na iniciação ou avanço da prática política. Porém, é necessário que avance sempre, trazendo para suas salas de reflexão o entendimento de que grandes atos revolucionários nascem de pequenos núcleos, mas avançam à medida das experiências e a determinação de criar e recriar o novo da organização coletiva do povo". (Waldemar Rossi).REC 2019 07 24

"Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares não importantes, conseguem fazer mudanças extraordinárias". (Provérbio Africano)