PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 370 visitantes e Nenhum membro online

Descobrir a origem de um problema

Saúde e paz. Imagine uma pessoa que realiza o sonho de construir a sua casa própria, que a mobiliza e vai nela morar, e na primeira noite, quando vai apagar a luz para dormir, descobre no meio do quarto uma barata. Acredito que o que ela fez foi o mesmo que eu e você faríamos. Mata a barata e dorme feliz.

E assim foi nas noites seguidas. Até que um dia ao passar pelo mercado comprou um veneno para matar barata e espalhou pelo quarto. Fim das baratas. Puro engano. Pouco tempo passou para a volta das indesejáveis baratas. Dia sim dia não havia baratas de plantão. Para por fim a esse nojento incomodo combinou com um dedetizador e num final de semana dedetizou a casa.

Durante seis meses dormiu o sono dos justos, até que belo dia tudo voltou, elas estavam de volta. As indesejadas baratas voltaram a passear pela casa, e a rotina de mata e coloca inseticida também voltou. E assim foi por um bom tempo, até que um dia outro inconveniente surgiu. Apareceu uma mancha que subia pela parede do banheiro, e para completar um mau cheiro junto. Ai não teve jeito, chamou um encanador, e para surpresa foi descoberto que havia uma trinca no cano da descarga, que alem da mancha, provocava o mau cheiro e produzia o acesso das baratas pelo ralo. E aí sim definitivamente acabou com o problema.

O que eu estou querendo dizer com isso é que muitas vezes não conseguimos descobrir a origem de um problema, percebemos os sinais, mas não procuramos descobrir o que eles querem nos dizer. Culpamos as baratinhas, enquanto o buraco é mais embaixo. Na questão da política a coisa é a mesma, não procuramos saber o que esta acontecendo por detrás das paredes das casas de lei, Sabemos que existe maus políticos, mas não sabemos como e por que nascem tantos picaretas na política, que traem a confiança que neles foram depositadas.

Nos próximos programas vamos juntos tentar conhecer um pouco disso. Que tal conhecermos um pouco sobre o que é ideologia e qual é a ideologia que move boa parte dos nossos políticos.

 

Rene Roldan é membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo


Fonte: Texto apresentado originalmente pela Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz SP) no "Programa Ciranda da Comunidade" em 08/10/2013. Artigo enviado diretamente ao nosso site pelo autor.

Seleções PFP ASP

Seleções da PFP ASP
Textos selecionados pelos membros e colaboradores da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, com temáticas e autores variados. Para qualquer crítica ou sugestão, fale conosco por meio de nosso formulário de contato.