PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 101 visitantes e Nenhum membro online

Artigos

Grito dos Excluídos - Radio 9 de Julho

2019 pequeno

Olá ouvintes da Rádio Nove de Julho, hoje, vamos falar um pouquinho sobre o Grito dos Excluídos que está na sua 25ª. Edição, com diversas atividades culminando no ato de 7 de setembro.

O Grito dos Excluídos acontece em várias cidades do País e é marcado como uma manifestação popular, construída com a contribuição das pastorais sociais, movimentos populares, entidades sindicais comprometidas com causas dos menos favorecidos e onde a vida está ameaçada.

A primeira atividade do Grito dos Excluídos ocorreu em 1995, resultado da Segunda Semana Social Brasileira, promovida pela Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1994.

“Este sistema não Vale!” é o lema do Grito dos Excluídos deste ano.

Leia mais...

FIRMES PARA A LIDA

Ser pai é cultivar a liberdade,
tornar os filhos firmes para a lida:
ser luz, ser referência da bondade,
o amor ter por sustento e por medida,
ser pronto na esperança e na verdade.

Abrir a casa aos filhos, sem temor:
que saiam, que retornem – é guarida;
que façam as escolhas – é vigor;
que sejam bem irmãos – razão da vida;
que saibam no perdão se recompor!

Ser pai: manter ao céu a lealdade,
plantando neste chão real valor!

J. Thomaz Filho

11º Encontro Nacional Fé e política

Nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2019 aconteceu em Natal/RN o 11º Encontro Nacional Fé e Política, com o tema "Democracia, Políticas e Alternativas Sociais: Sinais dos Tempos na Construção do Bem Viver". Nesse encontro foram discutidos, por delegados de todo o Brasil,  os diversos problemas que nossa sociedade tem enfrentado nas áreas social, política e religiosa, buscando-se caminhos para a construção de um Brasil mais justo e solidário. Estiveram presentes agentes de Pastorais Fé e Política de dioseces de todo o estado de São Paulo e da CNBB Sul 1. Também participaram representantes da REC/SP e do CEFEP. 

Leia mais...

Encontro Estadual das Escolas de Fé, Política e Cidadania de SP

Conforme anunciado, aconteceu neste último sábado, 06/07, em Guarulhos, das 8:30 às 13:00, o Encontro Estadual das Escolas de Cidadania e Fé e Política de São Paulo. Promovido pela REC/SP - Rede de Escolas de Cidadania de São Paulo, o evento tem como objetivos a troca de experiências e o planejamento das escolas para o segundo semestre, a partir da análise da atual conjuntura. Contou com a presença de diversas lideranças representantes das Escolas de Cidadania espalhadas pelo estado de São Paulo. Assim como, do Padre Paulo Adolfo representante do CEFEP - Centro de Fé e Política Dom Helder Camara, de Brasilia e representantes que vieram da Diocese de Ribeirão Preto, interessados em conhecer melhor o projeto de Escolas de Cidadania, porque planejam a possibilidade de formação de uma na Diocese.

Leia mais...

Encontro da REC em Julho de 2019

No dia 6 de julho de 2019 ocorreu mais um encontro estadual da REC/SP (Rede de Escolas de Fé, Política e Cidadania do Estado de São Paulo), com a presença de representantes dos diversos núcleos de ensino e escolas do nosso estado. Este encontro também contou com a presença do Padre Paulo Adolfo, representando o CEFEP (Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmada, sediado em Brasília), e de membros da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo.

Leia mais...

Subcategorias

Colaborador da Pastoral Fé e Política ASP

Artigos de Isabel C. Rodrigues

Colaborador da Pastoral Fé e Política ASP

Membro da Pastoral Fé e Política ASP

Membro da Pastoral Fé e Política ASP

Membro da Pastoral Fé e Política ASP

Membro da Pastoral Fé e Política ASP

Membro da Pastoral Fé e Política ASP

Colaborador da Pastoral Fé e Política ASP

Membro da Pastoral Fé e Política de Jundiaí

Artigos de autores diversos selecionados pela PFP ASP