PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 19 visitantes e Nenhum membro online

Cursos

Aula 11/06 EFPWR - Lei do Programa de Metas da Prefeitura/Programa de metas da periferia/Indicadores de referência

Articular com movimentos

 (Números 11, 26-29) Dois homens tinham ficado no acampamento – Elad e Medad. O Espírito repousou igualmente sobre os dois..., que não tinham ida à tenda, e eles profetizaram no acampamento. Um jovem correu avisar Moisés. Josué... disse a Moisés, Senhor, mande que eles se calem. Moisés respondeu: “Tens ciúmes por mim? Que dera que todo o povo do Senhor fosse profeta!” 

(Mc. 9, 38-40) João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele nos segue.” Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. QUEM NÃO É CONTRA NÓS É A NOSSO FAVOR.”

(DA: 384) “O fato de ser discípulos e missionários de Jesus Cristo para que nossos povos tenham vida plena nele, leva-nos a assumir evangelicamente, e a partir da perspectiva do Reino, as tarefas prioritárias que contribuem para com a dignidade do ser humano e a trabalhar junto com cidadãos e instituições para o bem do ser humano.” “... Bem como nos mostra o Senhor em todos os seus gestos de misericórdia, requer que socorramos as necessidades mais urgentes, ao mesmo tempo que colaboremos com outros organismos ou instituições para organizar estruturas mais justas nos âmbitos (locais) e nacionais.”

Sites explicados e utilizados em aula:


Programa de Metas
http://www.nossasaopaulo.org.br/programa-de-metas

Planeja Sampa
http://programademetas.prefeitura.sp.gov.br/

De olho nas metas
https://2017.deolhonasmetas.org.br/

Mapa de desigualdade
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/arquivos/mapa-da-desigualdade-2017.pdf

Programa cidades sustentáveis
http://www.cidadessustentaveis.org.br/

Observatório cidadão
http://www.redesocialdecidades.org.br/

Irbem Indice de referencia de bem estar no município de São Paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/pesquisas-nossasp

Aula 18/06 EFPWR - Laudato Si

Mística

Rm 8, 18-26

18 Penso que os sofrimentos do momento presente não se comparam com a glória futura que deverá ser revelada em nós. 19 A própria criação espera com impaciência a manifestação dos filhos de Deus. 20 Entregue ao poder do nada - não por sua própria vontade, mas por vontade daquele que a submeteu -, a criação abriga a esperança, 21 pois ela também será liberta da escravidão da corrupção, para participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus.

22 Sabemos que a criação toda geme e sofre dores de parto até agora. 

A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos. Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que «geme e sofre as dores do parto» (Rm 8, 22). (Papa Francisco LS 2)

Encíclica

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.pdf

Aula 14/05 EFPWR 2018 - Lei do Programa de Metas da Prefeitura/Programa de Metas da Prefeitura 2017- 2020

Semana de Oração pela Unidade dos cristãos

Ex 15, 1-21

Hino ao Deus libertador -* 1 Nessa ocasião, Moisés e os filhos de Israel entoaram este canto a Javé:
«Vou cantar a Javé, pois sua vitória é sublime:
ele atirou no mar carros e cavalos.
2 Javé é minha força e meu canto,
ele foi a minha salvação.
Ele é o meu Deus: eu o louvarei;
é o Deus de meu pai: eu o exaltarei.
3 Javé é guerreiro, seu nome é Javé.
4 Ele atirou no mar os carros e a tropa do Faraó,
afogou no mar Vermelho a elite das tropas:
5 as ondas os cobriram, e eles afundaram como pedras.

Leia mais...

Aula 23/04 EFPWR 2018 - Democracia Representativa

Superar a justiça dos hipócritas

EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS 6, 1

 1 «Prestem  atenção! Não  pratiquem  a justiça de vocês diante dos homens, só para serem elogiados por eles. Fazendo assim, vocês não terão a recompensa do Pai de vocês que está no  céu.»

Palavra da Salvação!

Leia mais...

Aula 16/04 EFPWR 2018 - Democracia Participativa

Lei de quem e para quem?

(Mt 22, 36-40)

36 «Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?» 37 Jesus respondeu: «Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, e com todo o seu entendimento. 38 Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39 O segundo é semelhante a esse: Ame ao seu próximo como a si mesmo. 40 Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos.»

Leia mais...

Aula 09/04 EFPWR 2018 - Democracia Direta

Lei de quem e para quem?

(Mt 12, 33-34) (Jesus falando aos fariseus) “Se vocês plantarem uma árvore boa, o fruto dela será bom, mas se vocês plantarem uma árvore má, também seus frutos serão maus, porque é pelo fruto que se conhece a árvore. Raça de cobras venenosas! Se vocês são maus, como podem fazer coisas boas? Pois a boca fala daquilo que o coração está cheio.”

(Mt. 23, 1-5) Jesus falou às multidões e aos discípulos: “Os doutores da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, vocês devem fazer e observar o que eles dizem. Mas não imitem suas ações, pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as coisas para serem vistos pelos outros.”          Palavra da Salvação!

 

Acesse o material da aula clicando aqui.

Aula 26/03 EFPWR 2018 - Lei Orgânica do Município(LOM)/Plano Diretor Estratégico (PDE)

A NOVA CIDADE DE JERUSALÉM: (Isaias 65, 17-23)

17- Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra. As coisas antigas nunca mais serão lembradas, nunca mais voltarão ao pensamento. 18 Por isso fiquem para sempre alegres e contentes, por causa do que vou criar. Farei de Jerusalém uma alegria, e de seu povo um regozijo. 19 Exultarei com Jerusalém e me alegrarei com meu povo. E nela nunca mais se ouvirá choro ou clamor. 20 Aí não haverá mais crianças que vivam apenas alguns dias apenas, nem velhos que não cheguem a completar seus dias, pois, será ainda jovem quem morrer aos cem anos, e quem não chegar aos cem anos será considerado amaldiçoado. 21 Construirão casas e nela habitarão, plantarão vinhas e comerão seus frutos. 22 Ninguém construirá para ouro morar, ninguém plantar& aacute; para outro comer, porque a vida do meu povo será longa como a das árvores, meus escolhidos poderão gastar o que suas mãos fabricarem. 23 Ninguém trabalhará inutilmente, nem gerará filhos para morrerem antes do tempo, porque todos será a descendência dos abençoados de Javé, juntamente com seus filhos. 


A ação na cidade com o desejo de justiça e paz

 

Clique aqui para acessar o material da aula.