PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 107 visitantes e Nenhum membro online

Cursos

Aula 17/09 EFPWR - Políticas Públicas - Saúde no Município

Reflexão


Setembro Mês da Bíblia
Livro da Sabedoria
A JUSTIÇA É IMORTAL (Sb 1,1-4)

1* Amem a justiça, vocês que governam a terra. Pensem corretamente no Senhor e o procurem de coração sincero. 2 Pois ele se deixa encontrar por aqueles que não o tentam, e se manifesta para aqueles que não recusam acreditar nele. 3 Os pensamentos tortuosos separam de Deus, e o poder dele, posto à prova, confunde os insensatos. 4 A sabedoria não entra na alma que pratica o mal, nem habita num corpo que é escravo do pecado. 5 O espírito santo, que educa, foge da fraude, afasta-se dos pensamentos insensatos, e é expulso quando sobrevém a injustiça.

Aula 27/08 EFPWR - Legislativo Municipal

Mt 23, 13-22

13 «Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês fecham o Reino do Céu para os homens. Nem vocês entram, nem deixam entrar aqueles que desejam. 14 Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês exploram as viúvas, e roubam suas casas e, para disfarçar, fazem longas orações! Por isso, vocês vão receber uma condenação mais severa. 15 Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês percorrem o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguem, o tornam merecedor do inferno duas vezes mais do que vocês. 16 Ai de vocês, guias cegos! Vocês dizem: ‘Se alguém jura pelo Templo, não fica obrigado, mas se alguém jura pelo ouro do Templo, fica obrigado’. 17 Irresponsáveis e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo qu e santifica o ouro? 18 Vocês dizem também: ‘Se alguém jura pelo altar, não fica obrigado, mas se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, esse fica obrigado’. 19 Cegos! O que vale mais: a oferta ou o altar que santifica a oferta? 20 De fato, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21 E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo.

Aula 13/08 EFPWR - Medellín

Reflexão:

Gálatas 2, 9-10

9 Por isso, Tiago, Pedro e João, considerados como colunas, reconheceram a graça que me fora concedida, estenderam a mão a mim e a Barnabé em sinal de comunhão: nós trabalharíamos com os pagãos, e eles com os circuncidados. 10 Eles pediram apenas que nos lembrássemos dos pobres, e isso eu tenho procurado fazer com muito cuidado.

https://www.facebook.com/efpwr/videos/1986445391646708/

Aula 06/08 EFPWR - Lei de Acesso à Informação

Reflexão:

Deuteronômio 7:6-9

Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra.

O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos;

Mas, porque o Senhor vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito.

Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.

Leia mais...

O TESOURO: Mt. 6,19-23

Em uma época como a nossa, dominada por um sistema social que tenta privar as pessoas das
suas profundas convicções e lançar a todos num descrédito sobre tudo e sobre todos, é bom
escutar novamente o recado de Jesus: “ o tesouro de cada um está no coração e que a pessoa
se desenvolve ou não de acordo com o objeto do seu desejo mais profundo”. O evangelista
Mateus nos ajuda a meditar sobre esse ensinamento de Jesus.

Leia mais...

Aula 25/06 EFPWR - Fé e Política no território/Celebração de encerramento do semestre

Fé e política no território
 

Atos 17, 22-31

22 De pé, no meio do Areópago, Paulo disse: «Senhores de Atenas, em tudo eu vejo que vocês são extremamente religiosos. 23 De fato, passando e observando os monumentos sagrados de vocês, encontrei também um altar com esta inscrição: ‘Ao Deus desconhecido’. Pois bem, esse Deus que vocês adoram sem conhecer, é exatamente aquele que eu lhes anuncio. 24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe. Sendo Senhor do céu e da terra, ele não habita em santuários feitos por mãos humanas. 25 Também não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa; pois é ele que dá a todos vida, respiração e tudo o mais. 26 De um só homem, ele fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, tendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limit es de sua habitação. 27 Assim fez, para que buscassem a Deus e para ver se o descobririam, ainda que fosse às apalpadelas. Ele não está longe de cada um de nós, 28 pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como alguns dentre os poetas de vocês disseram: ‘Somos da raça do próprio Deus’. 29 Sendo, portanto, da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. 30 Mas Deus, sem levar em conta os tempos da ignorância, agora anuncia aos homens que todos e em todo lugar se arrependam, 31 pois ele estabeleceu um dia em que irá julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou e creditou diante de todos, ressuscitando-o dos mortos.»

Acesse os links abaixo para o material da aula:

Orientações TCC

TCC 2018

 

 

Aula 11/06 EFPWR - Lei do Programa de Metas da Prefeitura/Programa de metas da periferia/Indicadores de referência

Articular com movimentos

 (Números 11, 26-29) Dois homens tinham ficado no acampamento – Elad e Medad. O Espírito repousou igualmente sobre os dois..., que não tinham ida à tenda, e eles profetizaram no acampamento. Um jovem correu avisar Moisés. Josué... disse a Moisés, Senhor, mande que eles se calem. Moisés respondeu: “Tens ciúmes por mim? Que dera que todo o povo do Senhor fosse profeta!” 

(Mc. 9, 38-40) João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele nos segue.” Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. QUEM NÃO É CONTRA NÓS É A NOSSO FAVOR.”

(DA: 384) “O fato de ser discípulos e missionários de Jesus Cristo para que nossos povos tenham vida plena nele, leva-nos a assumir evangelicamente, e a partir da perspectiva do Reino, as tarefas prioritárias que contribuem para com a dignidade do ser humano e a trabalhar junto com cidadãos e instituições para o bem do ser humano.” “... Bem como nos mostra o Senhor em todos os seus gestos de misericórdia, requer que socorramos as necessidades mais urgentes, ao mesmo tempo que colaboremos com outros organismos ou instituições para organizar estruturas mais justas nos âmbitos (locais) e nacionais.”

Sites explicados e utilizados em aula:


Programa de Metas
http://www.nossasaopaulo.org.br/programa-de-metas

Planeja Sampa
http://programademetas.prefeitura.sp.gov.br/

De olho nas metas
https://2017.deolhonasmetas.org.br/

Mapa de desigualdade
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/arquivos/mapa-da-desigualdade-2017.pdf

Programa cidades sustentáveis
http://www.cidadessustentaveis.org.br/

Observatório cidadão
http://www.redesocialdecidades.org.br/

Irbem Indice de referencia de bem estar no município de São Paulo
http://www.nossasaopaulo.org.br/pesquisas-nossasp