PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 187 visitantes e Nenhum membro online

Oitava de Natal: Ação da Pastoral Fé e Política

Estamos na Oitava do Natal, ou seja, oito dias da grande Festa do Nascimento de Jesus como um dia só. Celebramos a humilde presença de Deus na terra, adoramos o Verbo que se fez carne e habita entre nós. Neste último comentário do ano, faremos uma retrospectiva em ação de graças sobre o trabalho da Pastoral Fé e Política (PFP) da Arquidiocese de São Paulo neste ano de 2012.

O trabalho desenvolveu-se dentro de cinco pilares que são: a organização da Pastoral Fé e Política, a Formação a partir da fé e da organização política do país, a construção da cidadania, a parceria com diversas entidades e a articulação com as Pastorais Sociais.

A organização da PFP foi sistematizada na reunião mensal que se dá na acolhedora Igreja de Santana no 2o. sábado de cada mês, espaço de comunhão das ações nas Regiões Episcopais, iniciativas setoriais,  paroquiais e locais. O Folder sobre a organização da pastoral foi distribuído e discutido a diversos grupos interessados.

A formação a partir da fé e da organização política do país em vista da construção da cidadania deu-se por vários caminhos

  • A partir do site e do blog da Pastoral Fé é Política que são atualizados constantemente e buscam ser canais de informação, formação e divulgação das atividades de diversas entidades e eventos que voltam-se para a promoção do bem-comum. O site tem uma ferramenta que possibilita a tradução para diversos idiomas o que permitiu o acesso por internautas dos cinco continentes e nos colocou em contato, por exemplo, com os africanos de Guiné Bissau. Divulgação de textos dos membros, dos colaboradores, dentre estes o poeta J. Thomaz Filho que nos envia seus textos e poemas
  • Diariamente são enviados e-mails que tratam a fé, a política e as ações de cidadania. Se você quiser recebê-los, cadastre-se no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • A Rede Fé e Política que iniciou-se na TV Agir registra e divulga eventos no site, a partir do canal criado no Youtube entrevistas, palestras, encontros, seminários e aulas são disponibilizados. São parceiras na Rede as Dioceses de Jundiaí, Campo Limpo e São Miguel.
  • Presença da PFP no Facebook interagindo neste novo e relevante espaço virtual.
  • A parceria com a Rádio 9 de julho há 13 anos Falando sobre cidadania cristã com horários semanais as 2as e 3as com a Marilia Amaral, às 6as. feiras com a Caci Amaral e a Márcia Castro refletindo sobre Fé e Política. As 4as. com nosso colaborador Pedro Aguerre da PUC e da Escola de Governo.

logo-pfp-asp-200Esses canais foram ocupados com informações sobre os desdobramentos das leis da compra de votos, da Ficha Limpa, do acesso à informação, eventos como a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20 e a Cúpula dos Povos, a 1a. Conferência de Transparência e Controle Social, atividades relacionadas ao JUBILEU DO CONCÍLIO VATICANO II (1962 – 2012), Conselho Consultivo do Programa de Metas, Conselho Tutelar, Audiências Públicas e Conferencias.

Em relação à Campanha da Fraternidade de 2012 houve participação, reflexão e divulgação das atividades relacionadas à Fraternidade e Saúde Pública para "que a saúde se difunda sobre a terra", acompanhando as atividades das Plenárias Municipal e Estadual da Saúde, o Movimento de Saúde da Zona Leste, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o Ato unificado do dia mundial da saúde, a coleta de assinatura pela lei de responsabilidade sanitária entre outras.

As Eleições 2012 proporcionaram diversos eventos em vista do voto consciente, debates com candidatos à prefeito e vereadores, Formação Política em diversas paróquias, para os jovens missionários da Aliança de Misericórdia, no Centro Fransciscano de Luta Contra a Aids (Cefran), aqui na Rádio 9 de julho, na TV Século 21 e na TV Aparecida.

A parceria com diversas entidades deu-se de forma variada e neste ano aprofundou-se o relacionamento com a

  • Escola da Cidadania da Zona Leste que tem suas aulas disponibilizadas no site
  • As demais Escolas que recentemente se estruturaram na REC (Rede Escolas da Cidadania) e já são oito escolas em diversas dioceses na região metropolitana, interior de São Paulo e também em Minas Gerais. Dentre estas o desafio da Escola de Fé e Política em 2013.
  • Escola de Governo
  • Rede Nossa São Paulo
  • Movimento de Integração Campo-Cidade (MICC)
  • Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)
  • Grupo Ecumênico da Zona Leste (GEZL)
  • Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares

A articulação com as Pastorais Sociais deu-se pela participação nos Seminários promovidos pela Pastorais Sociais do Regional Sul 1 da CNBB discutindo a 5ª Semana Social Brasileira que reflete sobre o ESTADO QUE TEMOS E O ESTADO QUE QUEREMOS, participação no Fórum das Pastorais Sociais da Arquidiocese de São Paulo e da Região Episcopal Belém, no Conselho Nacional do Laicato de Brasil (CNLB) e participação em Atos públicos como 1o de maio, Grito dos excluídos, caminhadas pela paz e não violência entre outros.

Agradecemos ao Deus Menino por este ano de trabalho e pedimos que Ele nos guie no próximo ano.

 

Fonte: O artigo nos foi enviado diretamente pela autora, tendo sido primeiramente veiculado pela Rádio 9 de Julho (1.600 KHz, SP)

Márcia M. de Castro

Márcia M. de Castro
Márcia Mathias de Castro é fonoaudióloga, membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e Coordenadora da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi (RE Belém). Também é colaboradora da Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz - SP), participou da Escola de Governo e do Movimento de Integração Campo Cidade (MICC).