PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 228 visitantes e Nenhum membro online

Encontro Estadual das Escolas de Fé, Política e Cidadania de SP

Conforme anunciado, aconteceu neste último sábado, 06/07, em Guarulhos, das 8:30 às 13:00, o Encontro Estadual das Escolas de Cidadania e Fé e Política de São Paulo. Promovido pela REC/SP - Rede de Escolas de Cidadania de São Paulo, o evento tem como objetivos a troca de experiências e o planejamento das escolas para o segundo semestre, a partir da análise da atual conjuntura. Contou com a presença de diversas lideranças representantes das Escolas de Cidadania espalhadas pelo estado de São Paulo. Assim como, do Padre Paulo Adolfo representante do CEFEP - Centro de Fé e Política Dom Helder Camara, de Brasilia e representantes que vieram da Diocese de Ribeirão Preto, interessados em conhecer melhor o projeto de Escolas de Cidadania, porque planejam a possibilidade de formação de uma na Diocese.

 

A Rede de Escolas de Cidadania é um coletivo formado por diversos representantes de Escolas de Cidadania ou de Fé e Política do estado de São Paulo, não institucionalizado, supra-partidário e supra-religioso que tem por objetivos fomentar em todo o estado iniciativas de formação de grupos de debate sobre Cidadania, política, sociedade, bem comum, dar visibilidade ao trabalho das escolas já existentes, e ajudar no planejamento, assessorias e/ou qualquer necessidade que a escola apresentar.

A proposta da Rede de Escolas é utilizar o conceito de gestão horizontal, eliminando assim, a hierarquia. Funciona como um Conselho onde os participantes podem deliberar, representar e ser ouvido por todos/as.

REC 2019 07 29Apesar de a maioria das escolas terem sido formadas dentro dos espaços da Igreja Católica, e com o significativo apoio de Padres, a Rede de Escolas está aberta para acolher todas as iniciativas que atendam aos objetivos da mesma. Podemos verificar esta diversidade ao constatar a presença de escolas que foram formadas a partir de Forum Social do bairro, como é o caso da Escola de Cidadania Cidade Ademar e Pedreiras. A Rede também não se propõe a indicar metodologias, ou planos de ação para as escolas, se limita apenas a ajudar a desenvolver no formato que a escola escolher de acordo com as necessidades da região.

O próximo encontro estadual já está agendado para o dia 16/11, em Ribeirão Preto.

Caso tenha interesse em conhecer esse projeto de escolas, procure uma escola que seja próxima a sua casa ou trabalho, faça uma visita sem compromisso e venha participar.

"As nossas Escolas de Cidadania e Fé e Política, pela sua oportuna atualidade, num contexto de expectativas de novos dias, tem a oportunidade de desenvolver a compreensão desses novos tempos e seus desafios. Assim, elas vêm dando oportuna contribuição aos seus alunos na iniciação ou avanço da prática política. Porém, é necessário que avance sempre, trazendo para suas salas de reflexão o entendimento de que grandes atos revolucionários nascem de pequenos núcleos, mas avançam à medida das experiências e a determinação de criar e recriar o novo da organização coletiva do povo". (Waldemar Rossi).REC 2019 07 24

"Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares não importantes, conseguem fazer mudanças extraordinárias". (Provérbio Africano)

Artigos Relacionados

Nenhum artigo encontrado


Mônica V. Lopes

Mônica V. Lopes
Mônica V. Lopes é membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, participando também da Rede Nossa São Paulo (GT da Mobilidade), da Rede de Escolas de Cidadania (REC) e do Grupo IPDM (Igreja, Povo de Deus em Movimento). Para falar com Mônica V. Lopes utilize nosso formulário de contato.