PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 76 visitantes e Nenhum membro online

Informação, Liberdade e Conhecimento

O conhecimento sempre foi sinônimo de liberdade, pois poder ver a maior quantidade possível de ângulos de um problema ou questão é que nos possibilita tomar o melhor caminho ou atitude em relação a ele. O conhecimento chega até nós pela liberdade de informação e por sua facilidade de acesso. Quando nos é disponibilizado apenas um ângulo de uma questão ou são omitidos alguns dos fatos relativos a ela, estamos sendo manipulados e nossa liberdade de escolha está sendo restringida.

Também quando a cultura e a ciência não são disponibilizadas de forma ampla e democrática estamos sendo prejudicados nas "ferramentas" que teremos disponíveis para a tomada de uma decisão, realização de uma tarefa, no crescimento pessoal e profissional, no cumprimento de um objetivo, etc.


ditadura-02Ao longo da história uma das grandes preocupações dos governos totalitários, tenham sido eles de esquerda ou de direita, foi a restrição ou manipulação das informações disponíveis aos seus povos. A dominação de poucos sobre muitos só é possível se estes muitos a permitirem de alguma forma, e isso geralmente é feito pelo uso de informações, pelos dominadores, que convençam a maioria que eles são fracos, que sejam desunidos, que aquela é a única ou melhor alternativa, que estão lucrando ou que tenham medo de algo (seja dos dominadores, de uma ameaça externa ou de si mesmos).

Sempre que um novo, mais fácil e amplo meio de distribuição de informação surge, a sociedade é abalada de alguma forma. Foi assim com o surgimento da imprensa no ocidente (Gutenberg, c. 1439), do cinema, da fotografia, do rádio, da gravação de áudio, da TV e atualmente da Internet. Meios que podem ser tanto utilizados para nosso crescimento e liberdade, como para nossa manipulação por governos ou empresas.

Não foi de forma vã que Jesus enviou seus discípulos para pregarem pelo mundo (Marcos 6). Podemos ver nisso, e nos 3 anos que Ele pregou, a importância que dava a divulgação da Mensagem que trazia. Mensagem esta que temos o dever de continuar divulgando, utilizando todos os meios modernos disponíveis para isso, como um contra-ponto a manipulação massiva exercida por aqueles que estão preocupados apenas no seu lucro pessoal e desprezam o bem comum.

Do bate papo com os amigos a Internet, continuar divulgando a "Boa Nova" é fundamental. Sem manipulação, sem ódio, sem omissão, sem imposição, mas com amor e compreenção. Nós da PFP ASP estamos tentando seguir este caminho, com a grande ajuda de muitos amigos, e neste ano de 2012 esperamos continuar com nossa presença na Internet (site e blog) e no rádio (Rádio 9 de Julho), além passarmos a colaborar na TV Agir (online). Prestigie com sua visita e audiência: 

 

logo-tvagir   logo-radio9julho   logo-tvcancanova    logo radioaparecida   logo-tv-santana-01    logo-rede-vida

 

 

FONTE: Artigo montado com base em dados diversos disponibilizados online

 

VEJA TAMBÉM:

Paulo J. Lopes

Paulo J. Lopes
Paulo J. Lopes é membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo. Para falar com Paulo J. Lopes, utilize nosso formulário de contato.