PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 51 visitantes e Nenhum membro online

Voto Consciente, Compromisso do Cristão

A Formação Política para jovens missionários da Aliança de Misericórdia aconteceu de 18 a 20 de setembro de  2012. Nas três manhãs de formação cerca de 120 jovens refletiram sobre a relação entre a fé cristã e a política, o conceito de  Política com "P" maiúsculo conforme entendimento da Igreja e da pastoral,  a consciência da ação coletiva e organizada e de que todos fazemos política, exemplos práticos do que acontece quando a política não é a política com "P" maiúsculo, a mística que sustenta a ação na política, a Palavra de Deus e a participação na política, os princípios da Doutrina Social da Igreja, o Concílio Vaticano II: Lumen Gentium e  Gaudium et Spes, a Campanha da Fraternidade de 1996 Fraternidade e  Política.

formacao-jovens-01Tratou-se também do Sistema  econômico, político, social cultural mergulhado no capitalismo e na globalização e o histórico brasileiro de colonização, escravidão e perversa distribuição de riquezas e os caminhos políticos atuais e a lei de acesso à informação.

Tratou-se dos conceitos de Nação / Estado / Governo, a Constituição Federal de 88 – todo poder emana do povo, a Democracia representativa, direta e participativa. Avanços da cidadania e parceria com a Igreja nas leis 9840/1999 - Lei dos bispos e Lei da Ficha Limpa.

Finalizou-se com a responsabilidade cristã de votar  bem e as orientações da Arquidiocese de São Paulo e prosseguir nos estudos e na atuação política.
Essa formação foi realizada pelos membros da Pastoral Fé e Política e por professores colaboradores.

A formação também ocorreu no sábado 22/09/12 na Paróquia Santa Terezinha no Jaçanã focada nos critérios do voto consciente e na próxima semana, em 03/10/12, será realizada no Cefran - Centro Fransciscano de Luta Contra a Aids.

logo-radio9julhoA Rádio 9 de julho tem horários semanais disponibilizados para a Pastoral Fé e Política e foi intensa a produção de material e a divulgação de instrumentos de formação, informação sobre os critérios do voto consciente e os sites de acesso à vida pregressa dos candidatos e também o Disque Denúncia Eleitoral. Os audios dos programas estão disponíveis no site www.pastoralfp.com e os textos estão disponíveis neste canal de divulgação e também no site. No dia 7 de outubro, a partir das 18:00 horas, a Pastoral Fé e Política também estará acompanhando as apurações junto com a equipe da Rádio 9 de Julho.

As TVs católicas empenharam-se em oferecer instrumentos de preparo para o Voto Consciente e a Pastoral Fé e Política participou do Programa A Arte da Vida que é veiculado na TV Século 21 em parceria com a Aliança da misericórdia. Na próxima quarta  03/10/12 no Programa Bem-vindo Romeiro da TV Aparecida as 10:15h o Programa será dedicado ao preparo às eleições com participação da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo.

A Pastoral agradece a todos esses espaços dedicados ao Voto Consciente do Cristão e pedimos ao Senhor da messe que nosso compromisso permaneça no acompanhamento dos mandatos e na participação cidadã.

 

Fonte: Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo

Márcia M. de Castro

Márcia M. de Castro
Márcia Mathias de Castro é fonoaudióloga, membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e Coordenadora da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi (RE Belém). Também é colaboradora da Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz - SP), participou da Escola de Governo e do Movimento de Integração Campo Cidade (MICC).