PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 148 visitantes e Nenhum membro online

Oportunidades de Formação Cristã

Hoje vamos falar sobre alguns cursos que podem ser feitos por agentes de pastoral que buscam implementar ou amadurecer a Pastoral de Fé e Política em suas comunidades. No próximo dia 6 de janeiro, iniciará na PUC mais um Curso de Verão, com o tema: Redes digitais – tecendo relações, construindo comunidades, exercendo cidadania. O curso, que costumava ter a duração de duas semanas, agora dura 8 dias, já que recebemos pessoas de todo o Brasil e o período acabava ficando exaustivo para as pessoas que vinham para São Paulo.

O valor da inscrição é de 170,00 e da alimentação na Praça da PUC é de 83,00 para todos os dias. Existe também um desconto para grupos de 5 pessoas que se inscreverem. O curso de verão é mais uma forma de formação. Além das palestras sobre os temas, os participantes ainda podem escolher uma oficina para participar, dentre as quais temos: arte com criança, celebração e mito, dança, expressão oral, linguagem fotográfica e muitas outras. Isso tudo sem contar a animação dos músicos e da plateia! A inscrição pode ser feita pelo site: www.ceseep.org.br.

logo-escoladegovernoTambém estão abertas as inscrições para os cursos da Escola de Governo: Formação Cidadã e Formação de Governantes. O curso de Formação Cidadã é gratuito, tem a duração de 1 semestre e as aulas são ministradas às sextas-feiras das 19h30 às 21h30. Conforme informação do próprio site o curso está dividido em dois blocos: “O primeiro, mais geral, sobre a organização do Estado brasileiro, direitos humanos, democracia representativa e participativa, análise da realidade brasileira, orçamento público, entre outros. O segundo discutindo algumas áreas das políticas públicas como educação, saúde, meio ambiente, segurança. O curso destina-se a cidadãos, agentes comunitários e movimentos sociais que querem ter um primeiro contato com principais conceitos que ajudem a promover a participação política na sociedade e a organização social em suas comunidades.”

Já o curso de Formação de Governantes é pago, dura 2 semestres e as aulas são ministradas às segundas e terças-feiras das 19h às 21h. “O programa é distribuído em dois semestres, com quatro horas de aula semanais e 3 atividades de fins de semana em cada semestre.” As inscrições podem ser feitas pelo site: www.escoladegoverno.org.br

Mais um curso que está com as inscrições abertas é o curso da Oficina Municipal: Princípios gerais da democracia. O curso tem carga horária de 10h, custa 40,00 e está sob a coordenação do cientista político Humberto Dantas. As aulas serão do dia 14 a 18 de janeiro das 19h30 às 21h30 e também estão recebendo as inscrições pelo site: www.oficinamunicipal.org.br. 

Ainda temos a possibilidade de fazer o Curso de Iniciação Política da Assembleia Legislativa de SP.  Esse curso é disponibilizado à distância e é composto de 5 módulos. Maiores informações podem ser encontradas no site: www.al.sp.gov.br e clicar em Instituto do Legislativo.

Outros cursos serão informados durante o ano.

 

Fonte: O artigo nos foi enviado dirtetamente pela autora, tendo sido primeiramente veiculado pela Rádio 9 de Julho (1.600 KHz, SP)

Marília Amaral

Marília Amaral
Marília Amaral é integrante da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e também apresenta comentários sobre Fé e Política na Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz/SP). Para falar com Marília Amaral utilize nosso formulário de contato.