PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 25 visitantes e Nenhum membro online

Escola de Governo

A Escola de Governo foi criada em São Paulo em 1991, objetivando oferecer cursos de formação a todos aqueles que participam direta ou indiretamente da gestão pública, isto é, os que tomam as decisões e os que as influenciam. No primeiro caso, trata-se dos governantes, de seus executivos e auxiliares, nos níveis federal, estadual e municipal; dos parlamentares; dos membros da Magistratura e do Ministério Público. No segundo caso, trata-se de dirigentes partidários e de movimentos sociais, organizações não-governamentais, lideranças empresariais, comunitárias, sindicais e estudantis, comunicadores e demais formadores de opinião.


ficha-limpa-02As diretrizes principais desses cursos são o conhecimento, a ética e a defesa intransigente da República e da Democracia, sempre comprometidas com o desenvolvimento nacional e o respeito integral aos direitos humanos. A Escola de Governo é mantida pela Associação Brasileira de Formação de Governantes (ABFG), entidade privada sem fins lucrativos e sem quaisquer vínculos partidários ou religiosos. A ABFG realiza convênios com instituições interessadas na criação de Escolas congêneres, as quais constituem a Rede Brasileira de Formação de Governantes. Estão em funcionamento no território nacional outras escolas (desde 1992).

Oferece cursos em três categorias básicas:

Formação Cidadã - Destinado a cidadãos, agentes comunitários e movimentos sociais que querem ter um primeiro contato com principais conceitos que ajudem a promover a participação política na sociedade e a organização social em suas comunidades. As aulas são ministradas toda sexta-feira, das 19h30 às 21h30, de forma gratuita.

Formação de Governantes - É um curso conduzido de forma interdisciplinar, com a participação dos diretores da Escola e de professores convidados, tanto na área universitária quanto especialistas das esferas política, empresarial e técnica. O programa é distribuído em dois semestres, com quatro horas de aula semanais e 3 atividades de fins de semana em cada semestre. Aulas expositivas, debates entre os alunos, entrevistas com personalidades públicas e trabalho de campo integram as atividades. São enfatizadas as questões éticas e da responsabilidade social de todos, tendo como pano de fundo os traços marcantes da mentalidade brasileira e de nossa evolução histórica. As aulas são ministradas toda segunda e terça-feira, das 19h00 às 21h00. Curso pago.

Políticas Públicas - Curso apresentado sob a forma de uma série da palestras temáticas. Consulte a Escola de Governo para maiores detalhes.

A Escola de Governo também está presente em Florianópolis (SC), Jaraguá do Sul (SC), Joinville (SC), Guarulhos (SP), Uberaba (MG), Belém (PA), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e São Luiz (MA).

 

FONTE: Artigo montado com base em dados diversos disponibilizados online: Escola de Governo

 

VEJA TAMBÉM:

  • Rede Nacional de Escolas de Governo (federais, estaduais e municipais) - RNEG

Paulo J. Lopes

Paulo J. Lopes
Paulo J. Lopes é membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo. Para falar com Paulo J. Lopes, utilize nosso formulário de contato.