PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 120 visitantes e Nenhum membro online

MCCE Lança Portal Alagoas Ficha Limpa

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE/AL) já colocou no ar, desde o dia 15 julho de 2012, o portal Alagoas Ficha Limpa, onde qualquer pessoa pode denunciar irregularidades durante as eleições. O lançamento oficial ocorreu na segunda-feira (16 de julho de 2012), às 11h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB/AL), no Centro de Maceió.

Um dos coordenadores do MCCE, Adriano Argolo, diz que o site  é mais um instrumento para que os alagoanos realizem sua denúncia. “Seja referente à compra de votos, candidato ficha suja, qualquer irregularidade no processo eleitoral”.

Para denunciar compra de votos, Argolo explica que é necessária alguma prova, que pode ser testemunhal ou documental.

logo-mcce-01O Movimento já entrou com representações pedindo impugnações de cerca de 60 candidatos a prefeito e vereador, tanto em Maceió quanto no interior. “Vamos adentrar com mais representações. A sociedade será nossa parceira e vai denunciar os ‘fichas sujas’ que passaram nessa primeira peneira, pois não temos pessoal suficiente para fazer uma pesquisa mais extensa”, disse ele enfatizando que são considerados fichas sujas os candidatos que tenham sido condenados em segunda instância nos últimos oito anos.

Para o coordenador nacional do MCCE, Luciano Santos, o melhor juiz é o eleitor. “A construção de uma lei demanda tempo. Haverá impugnações e o Judiciário vai analisar os casos. Mas, o maior debate nas eleições é se o candidato tem ou não a ficha limpa. O eleitor poderá conhecer seu candidato e avaliar. O melhor juiz é o eleitor, que tem que escolher bem!”.

Luciano Santos diz que a compra de votos é um mal nacional que traz consequências para a sociedade. “Quando o eleitor vende seu voto por cesta básica ou por outro material, está prejudicando toda comunidade. O candidato que compra voto, quando assume, toma atitudes piores. Compra de votos é um mal nacional que estamos combatendo".

Visite o site do Portal aqui.

 

FONTE: MCCE, MCCE Alagoas por encaminhamento de artigo publicado pelo Primeira Edição , para divulgação.

Seleções PFP ASP

Seleções da PFP ASP
Textos selecionados pelos membros e colaboradores da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, com temáticas e autores variados. Para qualquer crítica ou sugestão, fale conosco por meio de nosso formulário de contato.