PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 1361 visitantes e Nenhum membro online

5ª SSB na Regional Sul 1

O Seminário das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 da CNBB, realizado nos dias 23 a 25 de novembro, repercutiu várias ações de cidadania que oferecerão subsídios importantes para a 5ª Semana Social Brasileira (SSB). Este seminário deu continuidade ao seminário realizado em março de 2012, em Embú das Artes (SP)

5SSBSul12012Embora com pequena participação de agentes das Pastorais Sociais, o debate foi muito rico e mostrou o empenho de agentes da Igreja e membros da sociedade interagindo para uma nova Sociedade do Bem Viver, refletindo “O Estado que temos, e o Estado que queremos”. Várias e excelentes ações de cidadania foram exibidas ao longo do encontro, partilhadas e discutidas por todos.

Dom Mauricio Grotto de Camargo, arcebispo de Botucatu e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz no Regional participou de praticamente todo o Seminário. Também o bispo de Jundiaí, Dom Vicente Costa participou da abertura do seminário, acolhendo os participantes e dando as boas vindas.

O encontro teve a assessoria do padre Nelito Dornelas, da equipe nacional da 5ª SSB, recebeu 32 pessoas. O assessor fez memória do primeiro seminário regional, de março de 2012, e afirmou estar acompanhando os trabalhos em todos os regionais e enalteceu as conquistas do Regional Sul 1 no campo da cidadania. Esta reflexão foi completada por Ari Alberti, que anunciou os propósitos da reflexão dos grupos.

No plenário foram destacadas várias ações de cidadania. Esses projetos farão parte do documento final do Seminário que está sendo elaborado pela Equipe de Coordenação do Fórum das Pastorais Sociais, que vai se reunir no dia 5 de dezembro. Na missa da Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo e Dia do Leigo e da Leiga, celebrada no domingo 25/11, Dom Maurício enalteceu o trabalho dos leigos e das leigas, em especial nas pastorais sociais: “Graças ao trabalho de vocês é que a Igreja é muito bem representada na sociedade. Esperamos que a hierarquia da Igreja apoie esse trabalho e assuma junto para que haja menos pobreza, menos excluídos”, disse na homilia.

No final do Seminário, por sugestão de Dom Mauricio, foi aprovada a criação de página nas redes sociais, para que os agentes de pastorais, o clero, religiosas e religiosos tomem conhecimento do que foi refletido no Seminário da 5ª Semana Social no Regional Sul 1 e também apresentem seus trabalhos e sugestões. A página está disponível no Facebook como “SSB – Regional Sul 1”, administrada por equipe de comunicação coordenada pelo diácono José Carlos Pascoal.

 

Fonte: CNBB, divulgação

Seleções PFP ASP

Seleções da PFP ASP
Textos selecionados pelos membros e colaboradores da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, com temáticas e autores variados. Para qualquer crítica ou sugestão, fale conosco por meio de nosso formulário de contato.