PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 233 visitantes e Nenhum membro online

Democracia na Família

Recentemente, um professor comentava sobre a Democracia (palavra que tantas vezes ouvimos e da qual sempre nos recorda a definição que tivemos na escola: Governo do Povo). Uma provocação feita por tal professor, diante das dificuldades que vimos na realização dessa definição em nossa sociedade, nos questionava se exercitamos a democracia em nossas famílias.

Sim queridos ouvintes e queridas ouvintes, é em nossos lares que devemos iniciar a prática da democracia: ouvindo os anseios de nossos filhos e de nossas filhas, do nosso marido ou da nossa esposa, procurando encontrar conjuntamente a melhor forma de sanar as dificuldades, sendo transparentes em nossas limitações, mostrando-lhes a valorizar e a respeitar as diversidades, enfim, ensinando-lhes que a ética e a moral devem nortear nossas ações. Se usarmos nossa sede de poder para intimidar nossas crianças, se estimularmos a competitividade entre eles, entre tantas outras ações dessa natureza como esperar que tenhamos um dia uma sociedade mais justa?

zebedeu-01É como no capítulo 20 do Evangelho segundo São Mateus, que vimos a história da mãe dos filhos de Zebedeu. Esta pede a Jesus que seus filhos se sentem a direita e a esquerda de Jesus, no Reino. Jesus aproveita-se da indignação dos discípulos com a atitude da mulher para nos ensinar uma grande lição sobre o poder. Lhes disse: "Sabeis que os chefes das nações as subjugam, e que os grandes as governam com autoridade. Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo. E o que quiser tornar-se entre vós o primeiro, se faça vosso escravo. Assim como o Filho do Homem veio,não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão".

Devemos urgentemente procurar por uma nova Economia. Uma economia que nos ensine o jogo do ganha-ganha: para eu ganhar, meu próximo também tem que ganhar.


 

FONTE: O artigo de Marília Amaral nos foi enviado diretamente pela autora, tendo sido primeiramente veiculado pela Rádio 9 de Julho no dia 21 de março de 2011. Sua reprodução é autorizada pela Rádio 9 de Julho.

 

 

 

Marília Amaral

Marília Amaral
Marília Amaral é integrante da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e também apresenta comentários sobre Fé e Política na Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz/SP). Para falar com Marília Amaral utilize nosso formulário de contato.