PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 243 visitantes e Nenhum membro online

Nota da Plataforma pela Reforma do Sistema Político

Reprodução da nota divulgada pela Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político Brasileiro (PMSRSPB) em relação ao comportamento parlamentar diante da Reforma Política. Acesse o site do movimento para obter materiais de apoio e orientação para a coleta de assinaturas pela "Iniciativa Popular para a Reforma Política".

Manifestação da Sociedade Civil sobre os trabalhos da Comissão da Reforma Política

A Plataforma dos Movimentos Sociais Pela Reforma do Sistema Político vem a publico se manifestar e demonstrar sua insatisfação com o comportamento do Parlamento Brasileiro que insiste em não buscar a realização da Reforma Política tão almejada pela sociedade. A Plataforma é um movimento que se organizou há sete anos e que vem tentando viabilizar um debate que contribua para a viabilidade da Reforma Política. Com a perspectiva de fortalecer a democracia brasileira, tem acompanhado cada passo da Câmara e do Senado e mobilizado a sociedade civil, realizando debates, reuniões, congregando diversas organizações e movimentos sociais brasileiros.

logo-prspEm consideração a todo este processo participativo e em respeito à sociedade civil brasileira, a Plataforma repudia especificamente o comportamento de parlamentares da Câmara dos Deputados, na Comissão Especial da Reforma Política, que representando não se sabe quem e que interesses, tem obstruído sistematicamente as reuniões da Comissão, impedindo que seja votado o relatório apresentado e não assumindo publicamente o desejo de inviabilizar a Reforma Política. Esse processo já se arrasta só nesta Legislatura há mais de 1 (um) ano, o que frustra a vontade das cidadãs e cidadãos que esperam mudanças no sistema eleitoral brasileiro, além de outros temas importantes da reforma do sistema político como, por exemplo, uma nova regulamentação dos instrumentos de democracia direta.

A Plataforma, apesar da boa vontade de alguns parlamentares, não se ilude que este parlamento eleito com recursos privados e com regras eleitorais excludentes irá aprovar uma reforma política que atenda aos interesses da maioria do povo brasileiro; Por isso estamos coletando assinaturas para apresentar projeto de lei por iniciativa popular e colocar definitivamente o assunto em pauta para que possa tramitar no Congresso com a urgência necessária.

Convidamos a todos, cidadãs e cidadãos, que assinem a iniciativa e que também acompanhem o trabalho na Câmara e no Senado, assim como a imprensa, para que acompanhe o que esta acontecendo na Comissão Especial da Câmara e noticie os andamentos e a todas as instituições que se empenhem em pressionar e cobrar a Reforma Política.

Os constantes escândalos demonstram a necessidade da Reforma e por que o poder econômico deve ser afastado do processo eleitoral.

 

PLATAFORMA PELA REFORMA DO SISTEMA POLITICO
www.reformapolitica.org.br 
Brasília, 25 de maio de 2012.

 

FONTE: Pedido de divulgação realizado diretamente pela Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político Brasileiro

Seleções PFP ASP

Seleções da PFP ASP
Textos selecionados pelos membros e colaboradores da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, com temáticas e autores variados. Para qualquer crítica ou sugestão, fale conosco por meio de nosso formulário de contato.